Dom Manoel continua lutando...  

Posted by Virgo Fidélis

Dom Manoel continua lutando...

“Por fim o meu Imaculado Coração triunfará” – Fátima, 1917.

            Era isso escrito em todos os documentos da diocese de Anápolis no tempo áureo de Dom Manoel Pestana Filho. Entremeando as tempestades que atravessou durante o seu percurso terreno, talvez, foram estas maternais palavras que trouxeram conforto e coragem para defender a Igreja em todas as circunstâncias, mesmo diante de enxurradas contrárias, manteve-se de pé convicto que Nossa Senhora nunca o abandonaria.
            A vida de Dom Manuel foi uma passagem edificante para a Igreja! Desde menino dedicou-se a prática de virtudes, tornou-se um exímio sacerdote na dedicação aos fiéis, e a todos que necessitam de suas afetuosas palavras. Mestre esplendido! Bispo católico! Pastor dedicado! Pai atencioso!
            O primeiro contato que tive com Dom Manuel, estava ele, sentado em um banquinho, numa das praças de Anápolis, rodeado de crianças sorridentes. Pensei logo que se tratava de um meigo sacerdote, de batina surrada e que possuía um carisma especial. Até alguém me dizer: “aquele é o nosso bispo”. Esta imagem nunca mais apagou da memória, neste dia de fato, conheci quem era Dom Manuel. Nunca tinha visto, um bispo tão nobre e singelo. Conseguia, de fato, entrar nos corações de todos. Discursava a grandes intelectuais, como as pessoas mais singelas. Mas o destaque de seu apostolado foi a defesa da verdade da vida. Sua consciência profunda da crise do catolicismo fez com que, mesmo sob correntezas contrárias, defende-se, com todas as forças, o Magistério e a vida intrauterina, esta última em sua luta incansável contra o aborto.
            Sua nomeação como bispo, não passou pelo crivo nacional, mas foi feita a próprio punho do Beato João Paulo II. Logo de sua chegada, vieram diversos ataques. Passeatas, publicações, cartas, o dia em que foi vaiado publicamente no interior da catedral só por atender confissões dos presentes, quando revelou a intenção de criar o seminário, etc. Sua vida foi plena de simplicidade e candura. Sempre perdoou a seus opositores. Foi um bispo pobre e mortificado, sempre amou a Igreja fielmente. Deixou a sua marca em toda a Igreja, que lhe valeu o título de “Atanásio do Brasil”.
            Hoje, oito de outubro de 2011 completou nove meses que Dom Manuel deixou a Igreja militante e partiu para interceder por  todos nós na  Igreja Triunfante. Ele continua lutando conosco sobre tudo naqueles bons sacerdotes que orientou e que o imitam... Nos religiosos e religiosas que formou... Nas comunidades que foram inspiradas pelo seu fervor, piedade e heroísmo... Sim, continuamos o seu trabalho, a sua missão em Deus projetados, na luta pelo triunfo do Imaculado Coração de Maria.
            Ir. Emanuel Luís do Coração Imaculado de Maria.
8 de Outubro de 2011.
Fonte:Blog arca de maria..

This entry was posted on quinta-feira, 17 de novembro de 2011 at 14:38 . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário